terça-feira, 13 de outubro de 2020

O Mau da Fita #8, "Kolya" de Jan Sverak, República Checa (1996)

 


"Kolya" foi escrito e filmado já depois da independência pacífica da República Checa, mas o filme passa-se nos momentos finais da Checoslováquia controlada pela URSS. Louka é um violoncelista expulso da Filarmónica Checoslovaca que ganha a vida a tocar em funerais e a enfeitar campas. Mulherengo, nunca se casou, nem tem filhos.

Um dos seus sonhos é conseguir comprar um Trabant, carro produzido na RDA, mas que custava muito acima do seu orçamento. Um seu amigo, coveiro, propõe-lhe um negócio, um casamento de conveniência com uma cidadã soviética, para que ela possa obter nacionalidade checoslovaca.

A mulher de Louka acaba por fugir para a Alemanha Ocidental e ele fica a tomar conta de Kolya, o filho desta. Revolvendo ao redor das peripécias do homem e da criança, "Kolya", que ganhou o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1997 e o Globo de Ouro para melhor filme estrangeiro também em 1997, entre outros prémios, não desilude, mas também não entusiasma por aí além.



Origem: República Checa; Duração: 105m; Realizador: Jan Sverak; Género: Drama, Comédia, Musical; Classificação 7/10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Mau da Fita #23, "O Tigre e o Dragão", de Ang Lee, Taiwan/China/Hong Kong/EUA (2000).

  Esperava mais de "O Tigre e o Dragão", de Ang Lee, dado a forma como habitualmente falam dele e os prémios que recolheu, mas sin...