sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

O Mau da Fita #18, "Brendan e o Mundo Secreto de Kells", de Tomm Moore e Nora Twomey, França/Bélgica/Irlanda (2009).

 


Durante muitos anos os EUA e o Japão dominaram o sector dos filmes de animação. Os EUA com estúdios famosos como Disney, Pixar ou Dreamworks, o Japão com os estúdios Gibli, entre outros. Se os filmes de animação americanos das últimas duas décadas parecem ter optado por um tom demasiado infantilizado, os filmes japoneses, mais destinados a um público juvenil do que infantil, eram nalguns casos demasiado sui generis para os gostos europeus.

Entra em cena Tomm Moore. Este irlandês de 44 anos, fundou em 1998 o estúdio irlandês Cartoon Saloon, em conjunto com Nora Twomey e Paul Young. "Brendan e o Mundo Secreto de Kells", de 2009, é o seu primeiro filme. Animado à mão e passado na história de um miúdo na Irlanda do século IX, este filme. mostra-nos a época das invasões vikings da Irlanda, a vida no mosteiro onde Brendan vive com o tio, onde se guarda o conhecimento da época e de onde o rapaz nunca saiu. Para ajudar um monge quase cego a iluminar um livro, Brendan vai aventurar-se na densa floresta irlandesa povoada de seres mágicos e enfrentando a divindade Crom Cruach.

Socorrendo-se do folclore e das lendas irlandesas o filme cativa graças à sua animação original e bem trabalhada, muito mais interessante do que muitos dos últimos lançamentos norte-americanos. Nomeado para o Oscar de melhor filme e animação, foi uma estreia em força de Tomm Moore. E vale bem a pena ver.



Origem: França, Bélgica, Irlanda; Duração: 75m; Realizador: Tomm Moore e Nora Twomey; Género: Animação, Aventura, Drama; Classificação 7,3/10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Mau da Fita #23, "O Tigre e o Dragão", de Ang Lee, Taiwan/China/Hong Kong/EUA (2000).

  Esperava mais de "O Tigre e o Dragão", de Ang Lee, dado a forma como habitualmente falam dele e os prémios que recolheu, mas sin...