sábado, 3 de outubro de 2020

O Mau da Fita #2-Parte 1 "O Tigre de Bengala", de Fritz Lang, RFA (1959).

 


Depois de um início de carreira brilhante na Alemanha, com filmes clássicos como "Metropolis" de 1927 ou "M" de 1931, em 1934 Lang viajou para os EUA onde passou largos anos e produziu filmes bastante competentes, como "Big Heat" de 1953.

Em finais da década de 50, pensa em reformar-se e regressa à Alemanha, onde, inspirado por viagens feitas na sua juventude ao Oriente, e pelo seu gosto pelo exotismo, quis fazer um filme inspirado nessas paragens, um grande épico indiano. Esse filme acaba por ser dividido em dois, este "O Tigre de Bengala" e o seguinte "O Túmulo Indiano". Aparecem aqui como parte 1 e parte 2 porque deveria ser um filme único, foi uma má opção de Lang, talvez por motivos comerciais. 

O filme, estrelado por actores europeus na sua maioria, passa-se na Índia, onde foi filmado, sendo que os interiores foram feitos num estúdio na RFA. Destaca-se a bela Debra Paget na sua interpretação de uma dançarina local cujos atributos e danças carregadas de sensualidade vão deixar apaixonados o Marajá de Bengala e um engenheiro alemã que a salvou do ataque de um tigre.

Os cenários são bonitos, os guarda-roupas sumptuosos, vemos muitos homens de turbante e sapatos de pontas reviradas, dromedários e elefantes amestrados, cavalos engalanados, séquitos pelas ruas, mas ficamos por aí, o filme não entusiasma por aí além. Se Lang se tivesse reformado, como planeava, não teria vindo grande mal ao mundo.



Origem: RFA; Duração: 101m; Realizador: Fritz Lang; Género: Aventura, Drama, Romance; Classificação 6,3/10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Mau da Fita #23, "O Tigre e o Dragão", de Ang Lee, Taiwan/China/Hong Kong/EUA (2000).

  Esperava mais de "O Tigre e o Dragão", de Ang Lee, dado a forma como habitualmente falam dele e os prémios que recolheu, mas sin...