sábado, 3 de outubro de 2020

O Mau da Fita #2-Parte 2 "O Túmulo Indiano", de Fritz Lang, RFA (1959).

 


Podemos dizer deste o do anterior "O Tigre de Bengala" e lamentar que a história tenha sido dividida em dois filmes, quando deveriam ter sido um único, aliás houve em 1960 uma empresa norte-americana de produção e distribuição cinematográfica que distribuiu o filme combinado sob o nome "Journey to the Lost City".

O filme, estrelado por actores europeus na sua maioria, passa-se na Índia, onde foi filmado, sendo que os interiores foram feitos num estúdio na RFA. Destaca-se a bela Debra Paget na sua interpretação de uma dançarina local e as muitas peripécias que resultam do ciúme do Marajá de Bengala, preterido em favor do engenheiro alemão. Paralelamente há uma história de conspiração e luta pelo poder e a luta do Marajá consigo mesmo.

Os cenários são bonitos, os guarda-roupas sumptuosos, vemos muitos homens de turbante e sapatos de pontas reviradas, dromedários e elefantes amestrados, cavalos engalanados, séquitos pelas ruas, mas ficamos por aí. O filme não entusiasma por aí além, mas é ligeiramente melhor do que "O Tigre de Bengala". No conjunto um passo em falso desnecessário na longa carreira de Fritz Lang.


Origem: RFA; Duração: 102m; Realizador: Fritz Lang; Género: Aventura, Drama, Romance; Classificação 6,5/10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Mau da Fita #23, "O Tigre e o Dragão", de Ang Lee, Taiwan/China/Hong Kong/EUA (2000).

  Esperava mais de "O Tigre e o Dragão", de Ang Lee, dado a forma como habitualmente falam dele e os prémios que recolheu, mas sin...