terça-feira, 6 de outubro de 2020

O Mau da Fita #5 "Pássaros de Verão", de Ciro Guerra e Cristina Gallego, Colômbia (2018).

 


Um interessante filme colombiano sobre os primórdios do tráfico de droga na província de La Guajira, nomeadamente nas zonas desérticas habitadas por indígenas, neste caso os Wayuu. 

O filme centra-se em Rapayet (José Costa), quem, para conseguir dinheiro para comprar o dote da rapariga com quem deseja casar-se, inicia um modesto tráfico de marijuana nos anos 60 vendendo a turistas americanos.

Escusado será dizer que as coisas acabam por sair do controlo, vendendo toneladas de marijuana transportada para os EUA por aviões e o sangue começa a correr.

No meio de tudo, a sua família, e os complexos códigos da sua tribo, que não escapa à voragem das guerras pelo controlo do tráfico, que acabam por escapar das suas mãos e cair nas de poderosos homens de Medellín, selando o destino fatídico dele próprio e de muitos do clã, destruídos pela sua própria ganância.

Um bom filme, com uma história que cativa e nem se dá pelo passar dos 125 minutos!



Origem: Colômbia; Duração: 125m; Realizador: Ciro Guerra e Cristina Gallego; Género: Drama, Crime; Classificação 7,3/10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Mau da Fita #23, "O Tigre e o Dragão", de Ang Lee, Taiwan/China/Hong Kong/EUA (2000).

  Esperava mais de "O Tigre e o Dragão", de Ang Lee, dado a forma como habitualmente falam dele e os prémios que recolheu, mas sin...