terça-feira, 6 de outubro de 2020

O Mau da Fita #4 "A Grande Beleza", de Paolo Sorrentino, Itália (2013)

 


O realizador italiano Paolo Sorrentino apresentou em 2013 o seu filme "A Grande Beleza", um belíssimo e surpreendente drama que venceu o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro, o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro, o BAFTA Awards, para melhor filme em língua não-inglesa entre muitos outros prémios e nomeações, incluindo a nomeação para a Palma d' Ouro do Festival de Cannes.


Com "A Grande Beleza" o cinema italiano retoma os cinemas mundiais com grande força. O filme conta a história de Jep Gambardella, jornalista e escritor, começando no dia em que completa 65 anos. Habituado a frequentar as festas da alta sociedade, convivendo com actores, políticos e outros artistas, Jep é um cínico que apresenta a sua crítica de Roma, e da sua vida.

Apesar de tantos amigos, Jep vive só, com a ajuda de uma criada peruana e o filme explora também a nostalgia do seu amor de juventude, Elisa, o seu primeiro e talvez único amor, cuja morte lhe é comunicada pelo viúvo.

Profundamente abalado, Jep, que só escreveu um livro, pensa voltar a escrever e acaba por conhecer um novo amor, que pouco tempo depois também falece.

O filme retrata bem o vazio e desespero da vida de Jep, até que um encontro com uma freira centenária vai devolver-lhe a coragem e força de viver.

Por vezes surpreendente esteticamente, a fotografia, a banda sonora e as interpretações são de grande qualidade, destacando-se Toni Servillo, no papel de Jep Gabardella. 

Um filme bastante acima da média que dá gosto ver e rever.


Origem: Itália; Duração: 142m; Realizador: Paolo Sorrentino; Género: Drama; Classificação 8,2/10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Mau da Fita #23, "O Tigre e o Dragão", de Ang Lee, Taiwan/China/Hong Kong/EUA (2000).

  Esperava mais de "O Tigre e o Dragão", de Ang Lee, dado a forma como habitualmente falam dele e os prémios que recolheu, mas sin...