quarta-feira, 14 de outubro de 2020

O Mau da Fita #11, "Uma Separação", de Asghar Farhadi, Irão (2011)


O realizador iraniano Asghar Farhadi traz-nos um drama bem interpretado que conquistou o público e prémios um pouco por todo o mundo. "Uma Separação" não se centra apenas nos problemas de uma família iraniana, mas também nas fracturas expostas da sociedade iraniana, contando-nos uma história que poderia ocorrer em qualquer parte do mundo.

O filme tem interpretações de grande força dramática e mostra que o cinema iraniano continua a disputar um lugar entre os melhores. Ganhou o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2012, o Globo de Ouro para Melhor Filme em Língua estrangeira nesse mesmo ano, os BAFTA Awards de Melhor filme em Língua Não-Inglesa, o Urso de Ouro no Festival de Berlim, o Prémio César de Melhor Filme Estrangeiro, e vários actores do filme receberam Ursos de Prata em Berlim, incluindo Sarina Farhadi, filha do realizador e jovem actriz de talento, que protagoniza Termeh, a filha do casal em separação Nader (Peyman Moaadi) e Simin (Leila Hatami).

Além do sucesso junto dos críticos, o filme foi também um sucesso comercial estrondoso. Um filme essencial pela sua qualidade.



Origem: Irão; Duração: 123m; Realizador: Asghar Farhadi; Género: Drama; Classificação 8,5/10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Mau da Fita #23, "O Tigre e o Dragão", de Ang Lee, Taiwan/China/Hong Kong/EUA (2000).

  Esperava mais de "O Tigre e o Dragão", de Ang Lee, dado a forma como habitualmente falam dele e os prémios que recolheu, mas sin...